Locação

Porque alugar ao invés de comprar

Urgência por novos equipamentos
A compra de novos equipamentos e produtos costuma ser um processo longo e burocrático. Com o aluguel de equipamentos de TI, as rotinas de contratação são simplificadas. Assim, em um momento onde um equipamento crítico para de funcionar e a demanda pela substituição é urgente, a locação surge como uma opção barata e de fácil acesso.

Troca de máquinas obsoletas
Computadores tornam-se obsoletos com o tempo. Com os avanços da tecnologia nos últimos anos, a obsolescência passou a ser um desafio constante para gestores de TI. Eles devem ser capazes de oferecer a melhor experiência de uso possível para usuários sem que isso comprometa o orçamento do setor.
Nesse cenário, onde muitas companhias precisam de dispositivos de ponta para manterem-se competitivas, a locação pode ser uma escolha adequada. Ela permite o acesso a máquinas atualizadas sem que isso seja convertido nos altos custos da compra de novos equipamentos. Com isso, a perda de produtividade causada por falhas de computadores e servidores é diminuída.




Controle de custos de compra e manutenção
O investimento em TI é caracterizado por um ROI difícil de ser mensurado. Esse é um tipo de investimento que envolve ativos que, muitas vezes, não estarão ligados diretamente à obtenção de receitas e à prestação de serviços.
Além disso, o custo de manutenção de um equipamento parado por defeito ou falta de usuários pode onerar a companhia. Nesse caso, a locação otimiza a verificação de custos de manutenção e contratação de serviços de TI. Por meio de contratos simples, o gestor será capaz de verificar como a tecnologia afeta os seus investimentos em outras áreas e quais os pontos que podem ser melhorados.


De acordo com a associação de Locação de Equipamentos -
LEASEEUROPE, a locação de ativos móveis gerou na Europa um volume de novos negócios superior a EUR 232b. Com um crescimento superior a 13%. Grande parte deste volume foi gerado pelos países da Europa do Norte, França e países do Benelux.
Porque é que as empresas dos países mais desenvolvidos da Europa optam por locar os seus equipamentos em vez de comprar? As empresas da Europa já perceberam que o verdadeiro valor do seu equipamento vem do seu uso, e não da sua posse.
Isto é especialmente verdadeiro para os ativos de rápida depreciação como é o caso dos equipamentos e software da área das tecnologias da informação (Software, computadores e periféricos).




VANTAGENS FISCAIS

As prestações da locação, são 100% dedutíveis como despesas operacionais e, não estão sujeitas ao imposto de renda sobre os juros e abertura de crédito.
Os impostos são normalmente dedutíveis, quando não são dedutíveis tem um menor impacto na tesouraria, uma vez que o seu pagamento é distribuído pela duração do contrato, incluído em cada uma das parcelas.


A LOCAÇÃO REDUZ CUSTOS
Uma vez que as companhias de locação planejam revender o equipamento no final do contrato de locação, quando efetuam uma oferta ao cliente não consideram o custo de aquisição do equipamento por completo. Consequentemente, o valor atual da soma das parcelas é quase sempre mais baixo do que o custo de aquisição do equipamento. As empresas que utilizam a locação em vez de comprar, normalmente realizam poupanças adicionais.


PERMITE MANTER A LIQUIDEZ E AS LINHAS DE CRÉDITO INTACTAS
Existe uma velha regra de ouro que diz comprar recursos apreciáveis e alugar recursos depreciáveis.
Em vez de empatar capital em ativos de rápida depreciação como é o caso dos computadores, impressoras, servidores, etc..., pode pagar o ativo ao mesmo tempo que ganha os benefícios do seu uso. Pagar a despesa da locação em prestações mensais, as empresas mantêm o seu capital circulante e linhas de crédito disponíveis em suas contas bancárias para as atividades que produzem lucro para a empresa.
Um outro benefício financeiro é o fato do renting manter a divida da empresa fora do balanço,

Mais...